@PSICOONTHEROAD

BUENOS AIRES A MATANZA – CHUVA

Começou a chover, dizem que chuva é sinal de sorte. Mais uma vez em minha moto casa, a chuva portenha nos lava e deixa tudo que é para ficar, abrindo caminhos para o novo. Vocês acreditam que a chuva é sinal de sorte? 

REFLEXOES E DICAS DE PILOTAGEM

BUENOS AIRES A MATANZA- CHUVA

DIARIO DE BORDO 3 – 01-07 a 04-07- 2022

 

ARGENTINA DE NORTE A SUL

by Amably Monari

 

Começou a chover, dizem que chuva é sinal de sorte. Mais uma vez em minha moto casa, a chuva portenha nos lava e deixa tudo que é para ficar, abrindo caminhos para o novo. Vocês acreditam que a chuva é sinal de sorte? 

Para os povos indígenas a chuva significa fartura, a dança para chuva são rituais de passagem, celebrando as flores que desabrocharão.

Já para os povos Maias, o deus da chuva era representado por  CHAC , um guerreiro que seu choro banhava a terra, ajudavam nas plantações tornando-se o deus da agricultura, era adorado como quatro entidades diferentes – cada uma representa um dos pontos cardeais.


Já para a comunidade Asteca Tlaloc: deus da chuva que detinha o poder de produzir os relâmpagos e trovões. Era muito temido, pois com ele poderia trazer enfermidades.  Por representar a chuva, era muito cultuado entre os agricultores. 

Ou seja, para os povos originários a chuva tem um significado de fertilidade, nada mais apropriado para iniciar uma viagem longa, com chuva e lagrimas de medo e alegria, sentimentos misturados e encontrados. 

Gosto de buscar os sentidos que cada coisa tem para mim diante de minhas vivencias, e chuva me remente a memorias de recomeços, de sonhos, de calmaria, de leveza e perdão, não foi atoa que durante o percurso de 1hora de chuva de Buenos Aires a Matanza chorei e fiz ho’oponopono

Está bem místico esse diário de bordo rs, nunca em minha vida imaginei que iria escrever sobre isso rs, mas precisava perdoar situações que me causaram muitas dores e decepções. 

Ho’oponopono é uma filosofia Havaiana que tem como essência também a neurolinguística, “Ho’o” significa “fazer” e “pono” significa “certo” “FAZER O CERTO”

São 4 frases que você repete com o nome da pessoa ou situação : 

SINTO MUITO

ME PERDOE

EU TE AMO

SOU GRATA

O ritual tem objetivo curativo de pensamentos e sentimentos ruins, não é para esquecer ou se culpabilizar, é para deixar fluir a sensação ruim que fica em nossa mente e corpo. 

E foi assim que iniciei uma das maiores viagens da minha vida ate agora, com muito medo, porém buscando sentir a paz necessária para focar toda minha energia  no PSICOLOGIA POR EL MUNDO na Argentina de Norte a Sul por 1 ano, 2022 o ano do florescer.

No entanto, quem é viageiro sabe que viajar com chuva faz com que a viagem se torne mais perigosa e cansativa. É necessário pilotar a moto em condições adversas, dicas que com o tempo fui aprendendo: 

  • CAPA DE CHUVA, é aquele item que ocupa espaço, mas que quando necessário é de extrema importância. 
  • PNEUS EM BOAS CONDICOES –  há pneus para diversos tipos de terrenos, além disso, que os pneus estejam em excelente condições, porque qualquer freada em uma poça de agua ou ate mesmo no solo molhado pode ser falta.
  • SABER FREAR; Existe 3 maneiras de frear que eu saiba. Freio dianteiro, traseiro e freio motor. Saber qual usar para cada situação pode salvar sua vida.
  • LUZES- check sempre suas luzes dos faróis dianteiros e traseiros antes de sair, na chuva os faróis ajudarão com que outros veículos te vejam, já que o campo de visão para todes estará prejudicado. Além de que já utilizei muitas vezes das luzes de alerta durante chuvas para que os veículos pudessem me localizar e não chocar na minha traseira. 
  • BOTAS IMPERMEAVEIS; Não há nada mais angustiante e congelante que os pés molhados com o vento da estrada. 
  • INDUMENTÁRIAS IMPERMEAVEIS- É lindo andar elegante toda em couro na moto, eu particularmente ADOROOOO, mas a realidade estradeira é outra. Se for possível uma indumentária que você se sinta bela, perfeito, mas que seja funcional as intempéries .
  • CONFIE NO SEU INSTINTO: Confie na sua voz interior que te diz quando parar, mudar rota ou seguir.
  •  HUMILDADE: Não sabe o que fazer, pedir ajuda é um ato de coragem. 

 

Para finalizar, nada como um tal de perrengue para começar a viagem, quase perdi minha Gopro em plena autopista. Deixo aqui com vocês um vídeo que já está lá no meu Canal do Youtube. 

Ah, e claro, nao pode faltar a trilha sonora desse momento. Foram duas musicas que me marcaram a vida, uma é Chuva da Mariza, um fado daqueles bem português, memórias inesquecíveis de caminhar por Lisboa na chuva e encontrar o Castelo de São Jorge e assistimos um dos Shows mais épicos de grandes fadistas, por acaso.

“A chuva molhava-me o rosto

Gelado e cansado

As ruas que a cidade tinha

Já eu percorrera”

E a outra é Purple Rain, do Prince essa musica há meses vem marcando uma sensação da iminência de um grande encontro.

“Purple rain, purple rain

I only wanted to see you bathing in the purple rain”

SE VOCE QUER AJUDAR O PROJETO PSICOLOGIA POR EL MUNDO,

AJUDE COMENTANDO,

SE INSCREVA, ME SEGUE,  

COMPARTILHE E CONTE PARA AMIGUES 

 

 

Responsável Técnica: Amably T J S Monari: CRP 06/119161 Todos os Direitos Reservados ©2017 Amably Monari

Desenvolvido com ♥ por Agência Wabi