Nessa ETAPA 3 conto para voces sobre a importância de falarmos sobre empoderamento feminino e sobre a experiencia de palestrar em uma oficina mecânica.
Fui ao Brasil a convite do III ENCONTRO DE MULHERES BRASILEIRAS VIAJANTES, decidimos buscar datas de passagens de ida e volta que viabilizasse a minha ida, ou seja, cheguei no dia 09 de marco de 2022 com retorno no dia 28, e o evento aconteceu no dia 19 e 20.
Durante esse período em parceria com #ELASPILOTAM participei de mais 2 eventos no #PAPOCOMELAS, uma Dinâmica de Empoderamento Feminino no GARAZAS 257 e uma palestra na TRIUMPH no WOMEN FOR THE RIDE.
Posto isto, vale ressaltar que PALESTRAR, nunca foi um sonho, muito menos um objetivo.
Já contei para vocês lá no instagram que sou gaga e sofri bullyng na escola, e por esse e todos os motivos de baixa autoestima rs, não me considerava inteligente o suficiente para palestrar.
A primeira vez que palestrei foi para professores da rede estadual de uma escola de Araraquara durante o estágio de Psicologia Escolar na graduação, a sorte que estava acompanhada de outra colega.
Os convites foram chegando para palestras e ministrar aulas e sem perceber fui aceitando, ou seja, já palestrei para USP Engenharia, UNESP Letras, Odontologia e Química, Prefeituras, Escolas Públicas e Particulares, Congressos Nacionais e Internacionais, presencial e durante a pandemia perdi a conta de quantas palestras realizei virtualmente.
Desta forma, desde 2013 palestrar e dar aulas tornou-se algo comum em minha atuação profissional, no entanto, minhas palestras sempre foram voltadas para os temas da Psicologia e Neuropsicologia, que engendram, por exemplo, transtornos de aprendizagem, desenvolvimento da personalidade, avaliação, habilitacao e reabilitação neuropsicológica e neurociência, trazendo a ciência para um vocabulário do cotidiano.
No entanto, ainda vemos um “endeusamento”de homens com microfone e uma hipersexualizacao de homens que falam “coisas inteligentes”, sejam eles desconstruidoes ou não, resultado de uma sociedade machista patriarcal.
Para uma mulher com microfone ser respeitada ela precisa CONSTRUIR arduamente uma AUTORIDADE PROFISSIONAL, o que para os homens é algo que socialmente já esta posto.
OCUPAR nossos lugares de fala seja na ciência ou no cotidiano é sempre uma construção, assim como foi uma construção sentir me livre para ocupar o lugar de fala na Psicologia e Neuropsicologia, longos anos galgando espaço dentro e fora das universidades.
Contudo, nunca em minha vida iria imaginar que eu pudesse palestrar no motociclismo integrando conhecimentos que me apropriei ao longo dos anos como profissional da saude e humanidade na vivencia do moticiclismo como empoderamento feminino e na psicologia do esporte.
Um desafio que ao mesmo tempo sinto o frio na barriga me impulsiona a me aventurar.
Reside em conversas com mulheres motociclistas de modo organizado, online, temporadas de 3 meses com convidades e presencialmente rodas de conversas com ou sem convidades.
Oficina mecânica Official Indian Motorcycle Dealer no Brasil, também especializada em Harley Davidson, Triumph e Royal Enfield. Catarina Munhoz faz parte da equipe como Mecânica.
No dia 12-03-2022 organizamos o evento no GARAZAS 257, oficina mecânica que tem como propósito um tratamento VIP a motociclistas e as motos.
Sou fã da equipe Garazas 257 e do lugar, os conheci por meio de uma seguidora que me indicou uma MULHER MECANICA, a Catariana Munhoz.
Em novembro de 2021 Mabel teve um dia de SPA impressionante e desde então só cresceu minha admiração e confiança pela Catarina e pela equipe.
Nesse #PAPOCOMELAS do ELAS PILOTAM conduzi uma DINAMICA DE GRUPO SOBRE EMPODERAMENTO para mulheres motociclistas, pilotas, garupas e mecânicas, a ideia era que fosse um grupo reduzido para que todas pudessem participar ativamente.
O QUE NOS CAUSA RAIVA EM NOSSO COTIDIANO EM SERMOS MULHERES EM UMA SOCIEDADE MACHISTA?
A pergunta como temática de base, com o intuito de falarmos sobre vivências que são comuns entre as mulheres, mas que muitas das vezes não temos espaço para compartilharmos, gerando um silenciamento coletivo.
Todos os relatos foram comoventes, tendo espaço para compartilhar, dialogar e refletir sobre cada temática.
Para finalizar nossa roda onde o fogo queimava todas as injustiças que já vivenciamos, a temática base foi:
QUAIS OS TEMAS COMPARTILHADOS PELAS COMPANHEIRAS NOS CHAMARAM MAIS A ATENCAO E COMO PODERIAMOS PENSAR EM ESTRETEGIAS DE SUPERACAO DA VIOLENCIA?
CLICA NA FOTO PARA VER O VIDEO DE UM POUQUINHO DO QUE FALAMOS.
Falar sobre “sair do silenciamento” é um dos passos que damos como coletivo, mas não basta falar, precisamos criar estratégias de superação, usarmos as mesmas dinâmicas do patriarcado é insuficiente, necessitamos construir nossas próprias dinâmicas como coletivo de mulheres que pensam e se apoiam.
Por isso uma das estratégias foi, um grupo menor que pudéssemos dialogar todas, que não gravássemos a fala das companheiras, pois ao expor nossas vulnerabilidades, que as mesmas não fossem usadas como armas contra nós e construir um espaço seguro e de apoio.
Tivemos uma troca reciproca de escuta ativa, acolhimento, e a construção de novas estratégias que superem uma resposta violenta, pois compreendemos que a reação diante de uma situação violenta não nos torna nosses agressores.
Concluímos, sabendo que esse fogo não se apagava ali, mas continuava ardendo em todas nós e todas SOMOS TOCHAS para replicarmos esse lugar seguro em outros grupos de mulheres em nosso cotidiano.
Gratidão a GARAZAS 257 por proporcionar uma oficina segura para mulheres, a MOTUL, PIRELLI e FINANCEIRA ALFA pelo apoio ao PAPO COM ELAS e ao #ELASPILOTAM por viabilizar esse momento.
Como já me conhecem, esse momento nao poderia passar sempre um soundtrack, deixo aqui para voces a Playlist que estava tocando na oficina durante a dinâmica: #PILOTESUAVIDA criada pela Ana Lara.
POR FALAR EM FOGO, AS ACELERADAS JÁ ESTAVAM COM A FOGUEIRA ACESA LA NA ZONA NORTE
Em role de motociclistas, pode se preparar para todas as surpresas, foi o que aconteceu:
Bora?
Para onde?
Role de moto na ZN? Vamos em fusca, bora?
SE PREPAREM QUE NA ETAPA 4 TEM MUITA NOVIDADES !
Gostou do RELATOS E REFLEXOES?
Comenta, Compartilha e me segue lá no Instagram para saber tudo em primeira mão.
RELATOS REFLEXOES
FUI A SAO PAULO E COMPARTILHO COM VOCES MINHAS VIVENCIAS E PERPECOES SOBRE A SELVA DE PEDRA COM EMOCOES, HISTÓRIAS E REFLEXOES PSI, COM DICAS DE LUGARES PARA VISITAR .